top of page

A Influência das cores

  • Crys Toledo e Suzy Rasmussen
  • 10 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

Cores! Existem uma para cada gosto! Mas, você já parou para pensar que elas podem ir muito além disso?

As cores tem uma influencia muito grande em nossas sensações, atuam de maneira significativa na percepção do meio e podem ainda interferir em nosso comportamento quando expostos por longos períodos a elas.

As cores podem ser denominadas quentes, frias, vivas, puras, agressivas, sensuais, estáticas, excitantes, obviamente são fenômenos ópticos e dependem da luz para serem visualmente perceptíveis. A escolha da luz adequada é primordial para o resultado final da percepção que teremos de cada uma delas.

A paleta de cores ao longo dos anos sofreu mudanças intuitivas e evolutivas, umas radicalmente alteradas em resposta a modernidade, outras constantes ao longo dos anos. Hoje qualquer microcomputador oferece 16 milhões de cores, sim não são mais apenas as cores primarias, secundarias e terciarias que se aprende na escola, mas as variações e nuances que se despertam em nossa rotina sem que nos damos conta.

Ao fazer um projeto arquitetônico são avaliados fatores culturais, idades, sexo, a personalidade do usuário, além de características técnicas como o grau de saturação da cor, a incidência de luz, a função de cada espaço, para conseguir proporcionar o bem-estar desejado em cada ambiente.

Uma mesma cor pode ter diferentes significados em culturas distintas, considera-se em uma, que determinada cor atrai paz e em outra a mesma atrai a morte, ganhando simbolismos e crenças que as consideram sagradas ou pagãs.

No entanto, em todas as culturas, a cor é usada para acelerar o processo de cura de determinadas doenças, tendo uma grande aplicação na medicina. Quando se trabalha a cor para uma faixa etária, é importante saber que uma mesma cor pode causar diferentes influencias. Com crianças, por exemplo, deve-se ter o cuidado de criar um ambiente claro e luminoso, mas uma pincelada em tons quentes na medida certa podem influenciar no desenvolvimento da criatividade. Na adolescência, todo cuidado é pouco, pois deve-se atentar a tendência dos mesmos em buscar cores escuras e frias que podem prejudicar a leitura, a visão e os influenciar a serem explosivos ou introvertidos de uma maneira prejudicial.

As cores trazem experiências sensoriais e emotivas e suas escolhas também são reflexos da personalidade do usuário. Segundo psicólogos, pessoas alegres e extrovertidas escolhem inconscientemente cores quentes e claras, e pessoas introvertidas buscam cores frias e escuras.

A escolha das cores influenciam também a nossa percepção dos espaços que por hora parecem menores, hora maiores. A escolha da cor para uma superfície pode causar a sensação de mais perto ou mais distante do observador.

Uma cor pode provocar tanto a fadiga visual quando utilizada em excesso, como uma composição conflitante de estímulos visuais, mas que quando equilibradas causam uma convergência de olhares. Uma composição harmônica de cores e texturas em exposição a luz ideal, conferem ao ambiente vitalidade e elegância.

Saber usar bem uma cor é o segredo para o sucesso e a garantia dos benefícios do bem-estar alcançados que a grande massa da população não conhecem, por isso torna-se tão importante a consulta de um bom profissional da área.


Confie a La Vie en Vert o seu projeto! Nós garantiremos o bom uso de suas cores!


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

 comercial@lavieenvert.com.br  I  Telefones: 3954-8041 - 8562-8027 

Rua 18 Nr. 282 Sl. 09, Galeria Marfim - Setor Oeste - Goiânia -Goiás, GO CEP 74.120-080

bottom of page